O que de novo traz o ano novo?

O que de novo traz o ano novo?

Hello, propositiva(o)! Como você está por aí? Celebramos o Natal, cheios da presença de Jesus, alegres pela sua manifestação entre nós e pelo desfrutar da alegria que nasceu por meio do Homem-Deus em um frágil bebê. Logo em seguida, veio o ano novo, ebaa!

Nessa época, é muito comum separarmos um tempo (ou ouvirmos pessoas que assim o fazem) para fazer reflexões sobre o nosso último ano, pensar nas nossas metas e sonhos (a curto, médio e longo prazo) e, ainda, repensar e definir nossas prioridades. Essa costuma ser uma prática para você?

No textinho de hoje, queremos te ajudar a considerar a importância de, intencionalmente, separar um tempo para pensar, refletir e definir passos importantes para a sua vida neste ano que se inicia e que terão impacto não só no aqui e agora, mas nos próximos anos. Vamos juntos?

Olhar pra frente é, antes, saber olhar pra trás

Em um planejamento, um importante passo é dedicar tempo para pensarmos e refletirmos a respeito do que se passou. Refletir, por exemplo, sobre:

  1. Os momentos que se passaram: os bons e os difíceis;
  2. As metas que traçamos: as alcançadas e aquelas nas quais falhamos ou foram mais desafiadoras do que tínhamos pensado que seriam;
  3. As pessoas que estiverem conosco: aquelas que permanecem ao longo dos anos e as novas que a Providência acrescenta - por longo ou breve tempo;
  4. Nossa espiritualidade, missão e serviço: o quanto nutrimos nosso relacionamento com Deus e com o Seu Corpo, e o quanto nos doamos aos outros; e
  5. Um balanço geral sobre aquilo em que percebemos, no final de todas avaliações acima (e outras mais), que podemos ser melhores.

Olhar para trás, assim, é uma forma de olhar para frente. Não porque precisemos apenas “superar” ou deixar para trás aquilo que passou, mas porque precisamos refletir sobre como cada um desses aspectos do nosso viver nos moldaram, para o bem e para o mal. Que tal fazer esse levantamento por aí?

Olhar pra frente é, também, olhar para o momento presente

Após dedicarmos tempo olhando para trás, é hora de voltarmos a atenção para o agora: o momento presente. Depois de avaliarmos como as experiências recentes que se passaram no último ano nos moldaram e impactaram nossas vidas - e quais os efeitos disso, é tempo de parar e olhar para o que temos à mão para fazer hoje:

Quais são as responsabilidades, obrigações, atividades e coisas importantes que você tem para fazer hoje?

Não faça esse exercício apenas mentalmente, separe um tempo para intencionalmente fazer um levantamento de tudo que lhe vier à mente, fazendo uma grande lista: é hora de por tuuuudo para fora!

Após esse levantamento, busque distribuir cada item levantado na grande lista em, no máximo, 5 (cinco) grandes grupos de prioridades, dentre os quais: Espiritual, Família, Profissional/Acadêmico, Cuidado Pessoal.

Tendo alocado cada coisa em seu lugar, tenha em mente que prioridades funcionam como bússolas, ou seja, orientam nossas escolhas. Se a categoria Espiritual, por exemplo, é a sua prioridade número 1, não deixe que a ela se sobreponha qualquer outra. E assim proceda com a ordem de cada um dos graus de categorias que estabelecer para as suas prioridades.

Dessa maneira, se dedique a viver o seu momento presente, que nada mais é do que abraçar, com propósito, intencionalidade e com o máximo de sua potência (o que envolve reconhecer suas limitações também), aquilo que Deus lhe deu para fazer hoje (no caso, neste ano). A nossa escolha é tanto um sim quanto um não, dessa maneira cada prioridade elencada por você é uma oportunidade para se dedicar ativa e intencionalmente a cada tarefa/compromisso levantado, quanto um não para aquilo que não está abarcado dentro desta categoria. Bora priorizar?

Olhar pra frente é, sobretudo, uma longa obediência numa mesma direção

Por fim, é importante ter em mente que todos nós, conscientes ou não, estamos nos tornando determinado tipo de pessoa. O modo como ritmamos nossa vida, com as escolhas que fazemos ou deixamos de fazer, estão nos transformando em um certo tipo de pessoa. Assim, a pergunta que fica é: que tipo de pessoa você está se tornando com base naquilo que tem feito hoje?

Nosso desejo é que você seja alguém que ame a Deus de todo coração, mente, alma e forças e cremos que os seus hábitos são os meios pelos quais você será conduzido a isso. Cremos que aquilo que fazemos repetidamente e com consistência, sem refletir ou teorizar sobre (só executamos), são as coisas que estão nos formando. Por isso cremos que há um poder espiritual nos nossos hábitos: apontar a bússola do nosso amor para Cristo!

Acontece que, com frequência, a bússola do nosso amor está apontada em outra direção (falsos deuses) e estamos nutrindo hábitos que não tem nada a ver com o projeto de Deus para nossa vida!

Por reconhecer a importância e urgência de pensarmos sobre nossos hábitos e transformá-los à luz da Palavra, nossos produtos são desenvolvidos com e para esse propósito: fazer com que sejamos amantes sinceros de Cristo, pessoas que o ardam em desejo por Ele! E quando se trata da gestão do nosso tempo não é diferente!

Por isso, desenvolvemos o Purpose Planner, uma potente ferramenta que te ajudará a gerir o tempo que Deus confiou a você com sabedoria, disciplina e intencionalidade, para a glória dEle e para que você se reconheça cada vez mais satisfeito nEle! Pois sabemos que a nossa caminhada com Deus é uma jornada, e exige de nós obediência e constância. Vamos juntos?

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.