O estudo bíblico como disciplina espiritual

O estudo bíblico como disciplina espiritual

Hoje abordaremos por aqui a disciplina espiritual do estudo bíblico e a sua importância para o nosso relacionamento com Deus, o nosso autoconhecimento e a nossa forma de enxergar e interpretar a realidade ao nosso redor. Vamos juntos?

O que é a disciplina espiritual do estudo?

É o momento em que nos dedicamos, de modo atento e intencional, ao estudo da Palavra de Deus. É o ato por meio do qual nos debruçamos sobre o estudo de trechos das Escrituras para entender seu contexto, significado e implicações para a nossa vida, o nosso modo de nos relacionarmos com Deus e com os outros. É o momento em que podemos recorrer a comentários sobre trechos ou livros bíblicos específicos, Bíblias de estudo (que nos fornecem o contexto geral do livro, informações sobre autor, época, esboço do livro e propósito do livro), dicionários bíblicos e até mesmo consulta à língua original.

É um estudo atento e cuidadoso que visa não à mera intelectualidade ou emprego, puro e simples, da racionalidade, mas a transformação da nossa mente e entendimento, para que formemos em nós, por meio da atuação do Espírito Santo, novos hábitos de mente e de pensamento. É o momento de investigar para entender melhor e, assim, podermos amar mais e melhor a Deus e, como consequência, aos outros.

É o cumprimento do que vemos em Romanos 12:1-2, quando diz: “Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Como nos ensina Vanessa Belmonte, a disciplina espiritual do estudo “visa direcionar a mente, de forma repetida e regular, para determinados modos de pensamento a respeito de Deus e de sua criação, de seu Reino e ação no mundo. Nos dispondo para a ação de Deus em nós, que usa nossa inteligência e racionalidade para nos ensinar e conduzir, nos transformando.”

Dicas e recursos que podem te ajudar a praticar a disciplina do estudo

  1. Separe um tempo diário para praticar a disciplina espiritual do estudo: certifique-se de que seja um momento em que você pode ficar sozinho, em solitude, em um lugar calmo e silencioso ou que seja adequado para que você possa se concentrar;
  2. Sonde o seu coração e busque em Deus discernir quais questões estão te inquietando, quais temas lhe tocam mais afetivamente no momento. Investigue se você nutre alguma dúvida especial com relação a Deus, sua Palavra ou alguma coisa de sua criação ou sobre si mesmo;
  3. Com base no levantamento que fizer a partir do item 2, defina qual livro ou quais trechos da Bíblia irá ler, estudar, meditar;
  4. Proteja o seu momento de estudo bíblico e não permita que outras coisas atrapalhem sua disposição e compromisso com esta disciplina: busque ter constância nesta prática e, mesmo quando não estiver super animado(a) ou motivado(a), faça mesmo assim, sabendo que colherá os benefícios; e
  5. Tenha em mãos bons recursos: invista em uma boa Bíblia de estudo bíblico, comentários bíblicos sobre o livro/trecho selecionado, dicionários bíblicos, vídeos ou aulas expositivas, materiais de apoio, entre outros.
Como o Canaã: Journal de estudo bíblico pode te ajudar na prática desta disciplina

O Canaã é o nosso journal de estudo bíblico que aplica o método o Método Indutivo de Estudo Bíblico (MIEB). Este é um método de estudo da Bíblia que tem como finalidade guiar o estudante da Bíblia a uma análise precisa daquilo que o texto das Escrituras está dizendo, do seu significado e do significado dele para aqueles que leem.

A fim de cumprir esse propósito, o método nos leva a observar o texto e identificar os principais fatos, ideias, palavras e conceitos que o texto traz; a interpretar o texto e buscar descobrir qual é a interpretação mais adequada dos fatos, ideias, palavras e conceitos identificados e, por fim, a aplicar o texto à nossa vida, nos induzindo a fazer aplicações e tirar conclusões para a nossa vida a partir daquilo que acabamos de observar e interpretar.

Em resumo, o método é organizado em três pontos que devem ser feitos na seguinte sequência:

1º) Observação: O que esse texto diz?

2º) Interpretação: O que esse texto significa?

3º) Aplicação: O que esse texto significa para mim?

Seguindo esta ordem, ao final do uso de cada ficha do Canaã, você será capaz de aprender e internalizar a principal mensagem e significado da passagem selecionada para estudo e comunicá-la a outros de modo consistente e terá pontos objetivos por meio dos quais poderá aplicá-La à sua vida e aos seus desafios cotidianos e ajudar outros a fazê-lo também.


Purpose Paper: A sua papelaria cristã

Descubra uma rica seleção de livros e recursos cristãos na Purpose Paper, a primeira papelaria cristã do país. Explore materiais inspiradores para fortalecer sua fé e enriquecer sua jornada espiritual.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.