O que é Bible Journaling?

O que é Bible Journaling?

Você sabe o que é bible journaling?

Neste artigo, te explicaremos o que significa esta prática devocional e, pelo menos, 4 maneiras pelas quais ela pode te ajudar. Vem ler!

O que tem a ver com devocional?

Bible Journaling vem da junção de bible (Bíblia) e journaling (diário,documentação). É um termo que descreve a prática de ler a Bíblia fazendo anotações e registros artísticos variados, como por exemplo: letterings, desenhos, destaques, colagem de imagens e ilustrações, entre outros. É uma forma de devocional que une duas coisas: a Palavra de Deus e a criatividade!

A prática do bible journaling é um convite para um momento em que temos a oportunidade de olhar para o texto bíblico com mais atenção aos detalhes e podemos representá-lo de forma visual usando diversos recursos, incluindo a colagem.

Essa prática é uma forma intencional de fazer devocional, pois faz da leitura da bíblia um momento para a documentação da nossa experiência de leitura e transformação por meio da palavra.

Abaixo, relacionamos 4 maneiras pelas quais o bible pode ser uma prática devocional que pode te ajudar muito.

Como o Bible Journaling pode transformar sua devoção?

  1. Como todo bom devocional, é uma prática que ressalta a primazia que a leitura atenta da Palavra deve assumir em nossa vida cotidiana. Por vezes, podemos nos encontrar extremamente desanimados com o nosso plano de leitura bíblica. Saber que existe um jeito criativo e intencional de ler e interagir com o texto, pode ser algo que nos ajude a engajar com essa disciplina espiritual (contando, sempre, com a atuação do espírito santo em nós);
  2. Essa forma de fazer devocional faz da Bíblia um espaço de documentação da nossa jornada com Deus. Nos leva a ler atenta e ativamente a Palavra e, com base nisso, fazer registros, anotações e nos expressarmos artisticamente, segundo o que acabamos de ler;
  3. Documentar o modo como a Palavra nos marca é uma forma de nutrir nossa memória e a dos outros. Por meio dos registros e colagens, podemos registrar etapas de uma caminhada que pode ter se iniciado conosco, mas que irá continuar com nossos filhos, com os filhos dos nossos filhos e com os  filhos dos filhos dos nossos filhos;
  4. A prática do bible é uma poderosa forma de nos ajudar a memorizar os eventos bíblicos. Ao selecionar palavras e momentos-chave para registrar, destacar e ilustrar, estamos treinando o nossa mente e coração a selecionar e gravar aquilo que é mais distintivo da passagem que acabamos de ler.

O Verbo se fez Arte

Desde que lançamos o primeiro volume da coleção “O Verbo Se Fez Arte”, temos recebido diversos relatos de pessoas que foram transformadas pela prática do bible journaling. Não porque antes não fossem impactadas pela Palavra, mas porque, por meio da prática, se viram com o olhar reencantado para a importância da leitura bíblica em suas vidas!

Por tudo que descrevemos aqui, acreditamos firmemente que o bible journaling pode colocar você em uma trajetória de maior intimidade com Deus por meio de uma jornada de apreço pela Palavra! E aí, bora (começar a) praticar?

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.