Como viver uma vida para Deus?

Como viver uma vida para Deus?

Por meio das Regras de Vida para Deus, podemos colocar na prática princípios bíblicos que regerão todas as áreas da nossa vida e nos farão mais do que apenas conhecer a Palavra de Deus, mas vivê-la!

As Regras de vida são vantagens que podemos criar em nossa rotina para sermos intencionais em estar mais tempo com o Senhor, aprender e desejar mais dEle e, como consequência, praticar a Sua vontade. Neste artigo, iremos te explicar o que é uma regra de vida, qual a importância de estabelecer uma regra de vida e como estabelecer uma regra de vida. Vamos lá?

O que é uma regra de vida?

Regra vem do latim regula e significa “um pedaço de madeira reta”, uma régua, um padrão. Simboliza algo que nos dá apoio, como um guia que gentilmente nos mantém firmes em um caminho. 

Na vida cristã, regras de vida são medidas práticas, decisões intencionais, que abrem espaço em nossa vida e agenda para (1) passar mais tempo com Jesus, (2) aprender mais sobre quem Ele é e o que Ele fez (e faz) em nosso favor e (3), como consequência, ser como Ele é e agir como Ele age. Nestas três ênfases, encontramos um resumo da definição do que é o discipulado cristão por excelência (que é: seguir a Jesus e ajudar outras pessoas seguí-Lo).

Nas palavras de Peter Scazzero, regra de vida é “um plano intencional e consciente de manter Deus no centro de tudo o que fazemos… O ponto de partida e fundamento de qualquer Regra é o desejo de estar com Deus e amá-lo” (Peter Scazzero, Espiritualidade emocionalmente saudável).

Qual a importância de uma regra de vida?

Você, com frequência, passa pela enorme frustração de reconhecer que tem uma vida marcada por um ritmo de pressa, com muitos afazeres e obrigações, respondendo sempre a demandas que surgem, mas, em meio a tudo isso, não está caminhando rumo a um propósito definido? Muitos de nós responderão “sim” para esta pergunta. 

A maioria de nós vive uma vida apressada e exaustiva, pois nossas agendas e espaços de planejamento não refletem nossas prioridades. Isso se deve ao fato de não sermos intencionais com relação a eles, de modo que as demandas que surgem e a nossa pressão e urgência em responder é o que acaba marcando o ritmo da nossa vida.

Ao criarmos uma regra de vida, passamos a ser intencionais quanto ao propósito maior que guiará cada pequena parte da nossa vida. Fazemos isso por meio de estabelecer pequenos princípios para cada uma das áreas da nossa vida, que nos guiarão a uma vida que, de fato, honra e glorifica a Deus, e nos faz desfrutar de alegria nEle enquanto vivemos nossa vida comum debaixo do sol.

Como estabelecer uma regra de vida?

Para cada um dos problemas que possam nos abater ou das aflições que temos de suportar ao longo dos dias, existe uma resposta do Evangelho. É daí que sairá a força necessária para enfrentarmos cada um dos desafios cotidianos que permeiam a nossa vida e, para isso, precisamos buscar, intencionalmente, estar mais tempo com Deus, por meio da Palavra e da meditação nela.

No propósito de nos ajudar a liberar espaço para estarmos mais tempo com Deus por meio da Palavra, é que criamos uma regra de vida. Da seguinte maneira:

1. Reflita sobre cada uma das 5 áreas da sua vida

Para isso, recorra ao quadro a seguir:

 ESPIRITUAL PESSOAL SOCIAL VOCACIONAL MISSIONAL

Hábitos do dia a dia

Saúde física Amizades Maestria Participação no culto
Disciplinas Espirituais Saúde mental Família Finanças Comunhão

Arrependimento de pecados

Lazer Relacionamento Amoroso Descanso Serviço e Missão

  

2. Defina as prioridades

Indique a ordem de relevância de cada uma das áreas da sua vida, segundo a sua compreensão e discernimento. Por exemplo:

  1. Espiritual
  2. Pessoal
  3. Social
  4. Missional
  5. Vocacional

3. Selecione um versículo-chave

Para cada área, selecione um versículo-chave que irá orientar a sua visão a respeito dela. Por exemplo:

  1. Espiritual: “Sempre tenho o Senhor diante de mim” (Salmos 16.8a)
  2. Pessoal: “E o SENHOR Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para que o homem o cultivasse e guardasse” (Gênesis 2.15)
  3. Social: “Amados, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar uns aos outros” (1 João 4.11)
  4. Missional: “Servi uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons administradores da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4.10)
  5. Vocacional: “E tudo quanto fizerdes, fazei de coração, como se fizésseis ao Senhor e não aos homens” (Colossenses 3.23)

4. Escreva uma declaração de vida para cada área da sua vida

Escreva uma declaração de vida para cada área da sua vida, com base no versículo selecionado. Lembre-se: por mais que o objetivo da declaração de vida seja aumentar seu foco em direção a viver a Palavra de Deus, para cumprí-las dependemos da ajuda de Deus, por isso, submeta a Ele cada uma delas conforme vai traçando suas definições.

  1. Espiritual: Terei pensamentos, sentimentos e ações que agradam o Senhor e, a respeito de cada um deles, levarei em conta, apenas, a opinião dEle, sabendo que Ele está diante de mim em tudo que penso, sinto e faço.
  2. Pessoal: Consciente de que o Senhor me criou para cultivar e guardar sua criação, cultivarei meu corpo e minha vida (mente, coração e hábitos) de modo a ser boa mordoma da vida que ele me deu, vivendo-a em honra a Ele.
  3. Social: Do mesmo modo como Deus me amou, amarei meu cônjuge, minha família e meus amigos. Buscarei ativamente o bem deles e buscarei a alegria deles como se eu buscasse a minha própria.
  4. Missional: Servirei meus irmãos, da minha igreja local, conforme o dom que recebi de Deus, administrando meus dons e habilidades para que eles, por meio da minha instrumentalidade, sejam mais parecidos com Cristo
  5. Vocacional: Tudo que fizer, farei de coração, como se eu estivesse fazendo para o próprio Deus e não para os homens (seja minha chefe, meus colegas de trabalho ou qualquer pessoa com que me relacione em razão do trabalho).

5. Crie compromissos para cada área de vida

Crie de 1 a 3 compromissos para cada área, a partir da visão estabelecida. Por exemplo:

  • Espiritual
    • Nutrirei pensamentos corretos à luz da Palavra de Deus.
    • Serei responsável pelos meus sentimentos, buscando sondá-los em Deus.
    • Serei responsável por minhas ações e de por meio delas ser um praticante da Palavra. 
  • Pessoal
    • Cuidarei do meu corpo com frequência, me exercitando regularmente e comendo de maneira saudável.
    • Nutrirei bons hábitos de mente: lerei bons livros com frequência e terei círculos de conversa que estimulem em mim virtudes intelectuais. 
    • Cultivarei hábitos espirituais como ler a Bíblia diariamente, orar a Palavra e louvar ao Senhor com alegria.
  • Social
    • Buscarei ativamente servir ao meu cônjuge e fazer da alegria dele uma de minhas prioridades.
    • Buscarei sempre ter um espírito de serviço quando estiver com a minha família e, nas ocasiões em que não puder estar presente, intercederei por eles e os ajudarei da maneira que for possível.
    • Buscarei ativamente ser uma boa amiga para os meus amigos: aconselhando-os, estando disponível para eles e servindo-os em suas necessidades.
  • Missional
    • Identificarei quais dons e habilidades Deus me deu e os usarei a serviço dos irmãos da igreja a qual sou membro.
    • Participarei ativamente das reuniões e encontros da minha igreja, consciente de esta é uma forma de servir também.
    • Farei da minha casa um lugar para praticar a hospitalidade aos irmãos da fé e aos estranhos que desejo que se tornem amigos (e, se aprouver a Deus, amigos que se tornem irmãos).
  • Vocacional
    • Desempenharei cada tarefa do meu serviço com o máximo de excelência (dentro das condições possíveis).
    • Através do meu trabalho e da minha conduta e ética no trabalho, buscarei testemunhar Cristo, assim não me envolverei em práticas, conversas ou qualquer outra coisa que desonre Seu nome.
    • Terei alegria no desempenho do meu trabalho, não menosprezando meu ofício e nem idolatrando-O.

Conclusão

Esses 5 passos são, ao mesmo tempo, práticos e profundos. Se bem utilizados por você, podem gerar uma espiritualidade realmente saudável, que toca em todos os pontos da sua vida! É com base nesta metodologia que o Purpose Planner 2024 foi construído. Trazendo as Regras de Vida, para além de ser abordada apenas na reflexão inicial, ao longo dos meses do Planner, para te ajudar a realmente colocar em prática suas reflexões, definições e compromissos com o Senhor!

E aí, gostou? Que tal compartilhar com outras pessoas sobre as Regras de Vida e encorajá-las a fazer junto com você?

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.