Dia da Bíblia

Dia da Bíblia

Ei, propositivo, você sabia que hoje se comemora o Dia da Bíblia?

O Dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo de dezembro e foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos, e passou a integrar o calendário oficial do país desde 2001, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Mas e você, já pensou em como esta data pode te ajudar a relembrar a importância da Bíblia na sua vida?

A Bíblia é uma coleção de livros com tipos de literatura diversificada: poemas, profecias, cartas, narrativas, textos apocalípticos, dentre outros. Se pensados isoladamente, pode parecer que são livros desconexos ou aleatórios que não possuem um elo entre si. Porém, quando adotamos como chave de leitura o arco narrativo Criação> Queda> Redenção, entendemos como cada livro em específico sinaliza para essa mesma estrutura narrativa e, de modo unificado, aponta para o clímax da Bíblia: fazer convergir todas as coisas em Cristo. 

A Bíblia, ao passo que nos revela o próprio Deus, é o livro mais importante e fundamental na vida do cristão. São as lentes por meio das quais enxergamos e interpretamos tudo ao nosso redor. Sem esses óculos, ainda que olhemos para algo ou alguém, não veremos para além do que se vê com os olhos naturais. Não seremos capazes de perceber a realidade invisível sendo comunicada por meio das coisas visíveis. Por isso, para nós, a leitura da Bíblia é como o hábito de beber água e se alimentar o é para todo ser humano: vital. Se deixarmos de fazê-lo, simplesmente não sobreviveremos.

Mas a nossa relação com a Bíblia não se reduz ao uso que podemos fazer dela. Antes, devemos considerar o que ela faz em nós: a Bíblia nos revela Deus! Ele escreveu um livro por meio do qual Se revela. Páginas e mais páginas sobre Si mesmo: Seus pensamentos, Suas palavras e Seu coração. Tudo isso a centímetros de distância de nós. Na Bíblia, encontramos o próprio Senhor!

Para que a Bíblia seja uma janela através da qual você possa expandir sua visão e contemplar a realidade com um olhar redimido, separamos 4 conselhos para o seu momento de leitura bíblica devocional. Vamos lá?

1) Separe um Tempo

Reserve ao menos 15 minutos do seu dia para ler a Bíblia. Num plano de leitura bíblica anual comum, a média de leitura costuma ser de 3 capítulos por dia. E cada capítulo da Bíblia leva, em média, 5 minutos para ser lido. Assim, para ler 3 capítulos por dia, é necessário reservar no mínimo 15 minutos de leitura diária. Esse tempo irá variar a depender do plano de leitura bíblica que você adotar, mas é um bom parâmetro para você organizar sua rotina devocional. Calcule quanto tempo o seu devocional durará e separe esse tempo!

2) Priorize seu devocional

Proteja o seu momento devocional. Se possível, busque fazer a sua leitura bíblica logo de manhã, como uma das primeiras coisas do seu dia. Ao longo do dia, somos frequentemente assaltados por pensamentos e demandas diversos, e é comum chegarmos ao final do dia cansados. Reservar as primeiras horas do dia para refletir nos pensamentos de Deus e aplicá-los a você e à sua vida o ajudará a lidar com o dia que virá pela frente, estabelecendo ordem e prioridade para cada coisa.

3) Ore ao iniciar e ao finalizar

Ore ao começar e ao terminar o seu momento devocional. Antes de iniciar, sonde seu coração: identifique quais são os pensamentos mais frequentes, as inquietações, aflições, tristezas, alegrias, motivos de gratidão, pedidos de ajuda, motivos de intercessão e tudo aquilo que vier ao seu coração como ansiedade ou necessidade. Coloque cada uma das suas

emoções diante de Deus. Considere fazer um registro escrito, uma espécie de diário, sobre o que lhe vier à mente. Após a leitura e meditação, ore a porção das Escrituras que acabou de ler. Aplique aquilo que leu às questões que identificou antes de fazer a leitura. Peça por você e pelos outros.

4) Se alimente do seu maná diário

Ore sem cessar. Lembre-se da porção das Escrituras em que meditou logo nas primeiras horas do seu dia e busque trazê-la à memória durante o seu dia, em pequenas orações (mesmo que mentais e silenciosas) em favor de você e daqueles à sua volta. Para ter ainda mais intencionalidade, considere fazer pequenas pausas na rotina e incluir um momento para isso. Se necessário, agende um alarme para pausas intencionais durante o seu dia. Que a porção das Escrituras seja o seu maná diário e o sustento para as alegrias e aflições que cada dia nos reserva.

E lembre-se: ler a Bíblia se assemelha mais a uma maratona do que a uma corrida de curta distância. É uma longa obediência em uma mesma direção. Desejamos que você tenha constância em sua leitura bíblica e que por meio dessa jornada Cristo possa ser plenamente formado em você, para a glória dEle e para sua completa alegria!

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.