A importância da leitura

A importância da leitura

1 comentário.

Em nosso blog buscamos refletir e aprofundar as muitas questões relacionadas à produtividade cristã. No texto de hoje, falaremos sobre a importância da leitura, nessa que será uma série de postagens sobre o assunto. Bora lá?

A leitura da Bíblia como nosso principal hábito de leitura

Podemos pensar a importância da leitura em vários aspectos. E, de fato, são muitos os benefícios que um hábito consistente de leitura pode nos proporcionar: aumento de vocabulário, maior repertório para pensar as questões (simples e difíceis) da vida, estímulo à imaginação e à criatividade, aprofundamento de conhecimento acerca de um tema ou assunto, relaxamento e descanso, dentre outras coisas que poderíamos enumerar.

Não deixando de reconhecer os muitos benefícios e ganhos que a leitura como um hábito pode nos proporcionar, queremos destacar aqui o principal elemento que deve conferir importância e protagonismo ao hábito de leitura em nossa vida: o próprio Deus escolheu se revelar por meio de um livro. E isso é maravilhoso!

Pare um instante e pense: Deus, o Criador do Universo, quis se fazer conhecido e se revelar por meio de palavras inspiradas por Ele e registradas em um livro. Uau! Isso nos diz muito sobre o destaque que é dado à leitura pelo próprio Deus.

Sabemos que a Palavra inspirada por Deus não foi o único meio pelo qual Ele se revelou. A Criação, “o livro da natureza”, como nos ensinam os teólogos, também testemunham e anunciam a glória de Deus, dando provas de sua existência e realidade. Porém, a revelação inspirada e registrada na Bíblia é o meio especial pelo qual Deus escolheu se revelar. E isso, de novo, tem especial relevância quando o assunto é a importância da leitura.

Do mesmo modo que a leitura da Bíblia assume lugar de alta importância na vida de todo aquele que confessa Cristo como seu Senhor, se tornando uma disciplina espiritual, podemos fazer da leitura de livros um hábito intencional. Aqui, porém, a ordem é muito importante: primeiro, devemos nos alimentar da Palavra de Deus para, depois, nos deliciarmos com a variedade de livros à nossa disposição. Sem uma vida profundamente dedicada à leitura da Bíblia, nossa vida de leitura, mesmo que seja organizada e consistente, pode muito facilmente ser vazia de significado e propósito.

São as Escrituras as lentes e o filtro por meio dos quais iremos ler e apreciar todos os livros que nos propusermos a ler. Se a ordem é invertida, acabaremos por projetar as nossas leituras em cima do texto bíblico. Por isso a ordem importa, pois uma leitura genuinamente cristã deve ter como ponto de partida a leitura que a própria Palavra nos ensina a fazer do mundo e das pessoas, jamais o contrário.

Como a leitura da Bíblia influencia o nosso hábito de leitura

Se Deus quis se revelar de forma especial por meio de palavras escritas e registradas em um livro, e escolheu ser esse o principal meio pelo qual colheríamos o alimento para a nossa vida espiritual (nos lembremos: “nem só de pão viverá o homem, mas de todo palavra que procede da boca de Deus” - Mateus 4:4), nos instruindo a viver e passar por cada situação da vida com sabedoria e confiança em Deus, isso deve impactar nossa vida de leitura cotidiana.

Temos à nossa disposição uma variedade de livros. E toda beleza, criatividade, riqueza, sabedoria e ensinamento que podemos colher de um livro deve nos apontar para o Maravilhoso Livro. Com isso em mente, podemos fazer da leitura de livros uma disciplina também, conscientes que nosso hábito de leitura irá germinar e florescer à medida que a Palavra de Deus vai renovando a nossa mente e pensamento, transformando o nosso coração e nos tornando semelhantes a Cristo.

À luz da leitura da Bíblia - o Grande, Verdadeiro, Infalível e Eterno livro - é que aprenderemos a ler e colher os frutos dos demais livros, aprendendo a identificar a verdade de Deus presente ali, uma vez que os livros serão sempre, em alguma medida, limitados, sujeitos a erros e equívocos, tratando de temas temporais, que passarão assim como a vida aqui passará.

Reconhecendo o lugar de importância que a leitura da Bíblia deve assumir em nossa vida, devemos usá-la como um filtro. E para que isso se torne real e, de fato, um hábito, precisamos estabelecer compromissos com a nossa leitura, assim como fazemos quando incorporamos a disciplina de leitura da Bíblia em nossa vida, fazendo dela uma das nossas formas de devoção diária a Deus.

Qual a importância que o hábito de leitura possui na sua vida hoje?

Antes de pensarmos sobre como desenvolver uma rotina de leitura, como fazer um levantamento e planejamento dos livros que queremos ler e como fazer uma boa leitura, te convidamos a parar e refletir sobre o lugar que a leitura assume na sua vida hoje, e qual a importância que você tem dado a ela.

Vamos lá? Reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Qual o nível do seu gosto por leitura?

  • Quanto tempo da sua semana você dedica para a leitura?

  • Você se considera uma pessoa que possui um hábito de leitura?

  • Quantos livros você tem atualmente e quantos deles você já leu?

  • Quais são os seus gêneros favoritos? Quais são os temas e assuntos que mais se repetem?

Com base nessas perguntas, faça um diagnóstico sobre qual o lugar que a leitura tem assumido, hoje, em sua vida. Caso você tenha identificado que não possui, ainda, uma rotina de leitura, e considerando toda a importância que isso pode causar em nossas vidas (lembre-se dos dois primeiros pontos lá em cima), agora e a longo prazo, talvez esse seja o momento de você considerar seriamente a possibilidade de iniciar um hábito de leitura.

Caso você já tenha uma rotina de leitura, este pode ser o momento de identificar formas de aprimorá-la e refletir com ainda mais intencionalidade sobre o que você tem lido, como tem lido e o que você ainda quer muito ler.

Sua papelaria cristã

A Purpose Paper convida você a abraçar uma rotina de leitura enriquecedora e crescimento espiritual e fornecemos ferramentas cuidadosamente pensadas para você exercer uma produtividade cristã.

1 comentário.

Bruna Viola
Bruna Viola

Ahh como sempre vocês edificando e incentivando a minha vida!
Preciso ler mais, e com certeza com a PPCo. é melhor e mais prazeroso… obrigada!

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.