Rotina de leitura

Rotina de leitura: Passo a passo para se organizar

Cultivar o hábito de leitura em nossa vida é uma escolha valiosa para nosso crescimento espiritual. Neste post, buscamos fornecer as ferramentas certas para você, que busca se aprofundar na fé e cultivar a leitura como disciplina espiritual, a se organizar e começar a desenvolver uma rotina de leitura. Vamos descobrir como elaborar um plano de leitura, criar uma rotina diária e conhecer algumas das melhores obras para começar essa jornada.

Como elaborar um plano de leitura?

Primeiro, defina os livros que deseja ler durante o ano. Selecione obras que estejam alinhadas aos princípios cristãos reformados e que contribuam para seu crescimento espiritual. Divida essa lista pela quantidade de meses no ano. Por exemplo, caso tenha escolhido 20 livros, planeje ler mais de um livro por mês. Dessa forma, você poderá gerenciar seu tempo de leitura de maneira mais organizada e dedicar-se aos livros maiores ou mais complexos de forma adequada.

Faça seu ritmo seu cada momento

Mantenha em mente as épocas do ano em que poderá se dedicar mais ou menos à leitura. Por exemplo, durante períodos de provas intensas ou intensificação do trabalho, você pode compreender que terá menos tempo disponível para ler. Por outro lado, nas férias ou momentos mais tranquilos, poderá aproveitar para colocar sua leitura em dia. Adaptar-se ao ritmo da vida e das estações é uma forma sábia de manter seu plano de leitura consistente e realista.

Escrevendo Seu Plano de Leitura

Tenha seu plano de leitura registrado. Escrever o planejamento torna-o mais tangível e concreto, facilitando o acompanhamento e a organização de quais livros lerá e em quais períodos. Pode ser um notion, uma agenda, ou um planner digital, ou físico.

Mantendo o Ritmo da Leitura

Para manter o ritmo da leitura, defina um plano que funcione para você. Você pode dividir sua leitura pela quantidade de páginas ou capítulos de cada livro, garantindo um progresso constante. Outra opção é estabelecer um tempo diário ou semanal dedicado à leitura. Seja qual for o método escolhido, o importante é perseverar e não desanimar diante dos desafios. Lembre-se de que o propósito é crescer espiritualmente e aprofundar-se na Palavra de Deus.

Escolha um local tranquilo para Leitura

Selecionar um ambiente tranquilo e sereno para sua leitura é essencial. Procure um local livre de distrações e barulhos que possam desviar sua atenção. Desligue o celular ou mantenha-o afastado durante o tempo de leitura, permitindo que esse momento seja dedicado à reflexão e à comunhão com Deus por meio da leitura das Escrituras e de livros edificantes.

Dicas de leitura para quem está começando a ler

Em Redimindo o Seu Tempo”, o escritor e empreendedor norte-americano Jordan Raynor nos guia em uma jornada para entender como Jesus geriu seu tempo na terra e como podemos seguir Seu exemplo em questões cotidianas. Com base em 7 princípios bíblicos, encontramos um manual para sermos intencionais, presentes e extremamente produtivos sob a perspectiva de uma cosmovisão cristã.

O livro oferece espaços para anotações e reflexões, auxiliando-nos a aplicar os ensinamentos em nossa vida diária. Se você busca aprender a administrar melhor seu tempo, ser mais produtivo e honrar a Deus em meio às atividades diárias, “Redimindo o Seu Tempo” é uma leitura imperdível para transformar sua perspectiva sobre o uso do tempo e a busca por propósito em sua jornada cristã.

Em “Uma Vida Vasta”, a autora Ashley Hales apresenta uma perspectiva transformadora sobre como nossas limitações podem, na verdade, produzir verdadeira liberdade e vida plena. Ao contrário do que o mundo muitas vezes nos diz, a vida ampla e significativa não se encontra em buscas desenfreadas por liberdade e oportunidades ilimitadas.

Ashley nos convida a um caminho melhor, uma vida mais espaçosa, reconhecendo que a verdadeira plenitude está nos limites amorosos de Deus. Se você busca uma vida mais plena e significativa, “Uma Vida Vasta” é uma leitura imperdível para transformar sua perspectiva sobre a vida e a busca por propósito e você pode encontrar a resenha do livro neste link.

Como Ser Produtiva para a Glória de Deus?

A produtividade cristã se destaca por ir além das atividades que geram resultados meramente materiais. Na verdade, ela se refere a todas as ações que produzem frutos eternos, tudo aquilo que é realizado para a honra e glória do Senhor.

Desde o momento em que acordamos até o instante em que dormimos, incluindo nossas refeições, palavras e trabalho, tudo deve ser permeado pela perspectiva da produtividade cristã, ou melhor ainda, da propositividade. Esse conceito consiste em viver, fazer e produzir para a honra e glória de Deus, administrando sabiamente os recursos que Ele nos concedeu.

A produtividade segundo o Pai não permite abusos. Ela abrange o descanso, o lazer e tudo o mais que O honra e glorifica, assim como o trabalho, o serviço ministerial e o amor ao próximo. Essa é a produtividade completa. Essa é a vida para a qual o Senhor nos chama.

Ele nos assegura que o propósito, o fim pelo qual vivemos, será sempre o mesmo e nunca mudará. Ao buscarmos viver de forma produtiva para a glória de Deus, encontramos a verdadeira realização e um sentido profundo em nossas vidas, em harmonia com Seus desígnios eternos.

A importância da leitura na vida cristã

Não perca a oportunidade de crescer espiritualmente e cultivar o hábito da leitura, além de se tornar mais produtivo com a Purpose Paper, a primeira papelaria cristã do país.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.