O que é produtividade cristã?

O que é produtividade cristã?

1 comentário.

Um dos conceitos mais importantes e centrais para tudo o que fazemos por aqui é o conceito de produtividade cristã, ou melhor, propositividade! Vamos refletir nele juntos?

O conceito de produtividade Cristã

Para nós da Purpose Paper, produtividade cristã significa “administrar os nossos recursos, da melhor maneira possível, para a honra e glória de Deus”. Para melhor compreendermos a profundidade deste conceito, destrinchamos ele em três elementos: O que?, Como? e Para quê?

Produtividade Cristã na prática

Produtividade Cristã é fazer uma boa gestão dos recursos que Deus nos deu (dons, recursos materiais, talentos, local onde estamos hoje, pessoas, dinheiro, tempo, oportunidades) com o foco em cultivar, desenvolver e multiplicar a Sua criação. Em outras palavras, é gerir os recursos que nos foram dados como presentes, sem abusos com o recurso em si ou de modo prejudicial a nós e aos outros, com o foco em fazer o melhor com aquilo que nos foi confiado (seja muito ou seja pouco), buscando a Deus dependendo, sempre, da orientação de dEle, reconhecendo que somos seus mordomos!

Administração como principio para produtividade

A administração dos recursos que nos foram dados por Deus deve ser feita com base em boas estratégias e bons formatos, ou seja, da melhor forma possível encontrada para gerir aquilo que nos foi dado. Administrar da melhor forma possível envolve usar planejamento, organização, virtudes e disciplina para que o gerenciamento dos recursos que nos foram dados abençoem o maior número de pessoas possível. Assim, estaremos administrando os recursos que nos foram concedidos por Deus de modo a glorificá-Lo e, como consequência direta, abençoando as pessoas ao nosso redor.

Para quê administrar os nossos recursos da melhor forma possível?

Porque tudo isso tem um propósito claro, definido, imutável e excelente! Administramos os nossos recursos da melhor maneira possível para a honra e glória de Deus! Esse é um propósito irredutível e imutável, pois se trata do melhor e mais suficiente propósito, conforme nos ensina 1 Coríntios 10:31: “Portanto, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.

Ao fazer tudo o que fazemos, em cada uma das áreas da nossa vida (todas elas, não somente as notoriamente “eclesiásticas”), precisamos aprender a identificar como fazer cada uma dessas coisas para a honra e glória de Deus. Quando faço as coisas buscando fazer o meu melhor, com excelência, para abençoar e amar o meu próximo, seguindo os princípios do Senhor e consagrando tudo a Ele, faço as coisas que tenho que fazer para a glória de Deus.

Em busca de um termo melhor para produtividade cristã

Ao longo da nossa caminhada na Purpose Paper, temos refletido muito sobre o conceito de produtividade cristã, pois ele envolve muito daquilo que fazemos. Nesse caminho, temos ousado propor um termo que melhor conceitue aquilo que entendemos ser o meio que nos impulsionará a fazer tudo para a glória de Deus. Ao invés de produtividade cristã, temos cunhado o termo propositividade.

Produtividade, segundo nos esclarece o conceito geral, diz respeito à atividade de produzir. Na propositividade, temos refletido, **o foco não está na produção ou no ato de produzir, pois entendemos que os resultados daquilo que fazemos (da melhor forma que podemos fazer) não estão em nossas mãos. O que importa mais é o porquê, a nossa motivação **(para honrar e glorificar a Deus), e o como (o modo, a forma de se fazer). Por esses motivos, temos entendido que um termo que melhor se adequa àquilo que faz com que cumpramos com excelência nosso propósito de glorificar a Deus em todas as coisas é a propositividade: fazer tudo, da melhor forma possível, para a glória de Deus.

Na propositividade, o valor a ser buscado é eterno, não se esvai. É um valor que à medida que é buscado e alimentado, só aumenta. Um valor eterno que sempre nos impulsiona e conta para a eternidade! Entendemos que é assim que Deus nos chama a viver: focados na glória de Deus: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está no céu” (Mateus 5:16).

E aí, vamos produzir para a glória de Deus?

Sua Papelaria Cristã

Sua jornada de crescimento espiritual e produtividade começa aqui, na Purpose Paper, primeira papelaria cristã do Brasil. Explore nosso acervo de livros e ferramentas pensados cuidadosamente, para atender às suas necessidades de organização e espiritualidade.

1 comentário.

Bruno Pulis
Bruno Pulis

Muito boa a reflexão me lembrou muito do livro “Faça mais e melhor” do Tim Challies que trata sobre o tema de maneira semelhante.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.