Este site tem certas restrições de navegação. Recomendamos o uso de navegadores web como: Edge, Chrome, Safari ou Firefox.

🎁 Use o cupom 300FRETEGRATIS para ganhar frete grátis acima de R$300,00.

Como iniciar um hábito de leitura

Olá, propositivos! Hoje daremos continuidade ao assunto sobre leitura aqui no nosso blog #DePropósito e, antes de conversarmos sobre como iniciar um hábito de leitura, queremos te convidar a ir até o primeiro textinho dessa série e ler sobre “A importância da leitura”.

Após refletirmos sobre a importância da leitura, pensando no protagonismo que a Bíblia deve ter em nossa vida, na importância que a leitura dos demais livros deve assumir em nossa rotina e, ainda, qual o lugar que temos dedicado às leituras no nosso momento atual, a pergunta que ressoa agora é: Como iniciar ou - para os que já têm - aprimorar o hábito de leitura?

Para responder a essa questão, te conduziremos a perguntas que ajudarão a sondar o seu “perfil” como leitor e a refletir sobre quais assuntos você quer se dedicar em sua leitura nos próximos meses. Vamos juntos?

Sondando e definindo o seu "perfil" como leitor

Todo hábito tem o potencial de nos transformar em um determinado tipo de pessoa. Por isso, para que a leitura se torne algo consistente em nossa vida diária e um meio para que desfrutemos e glorifiquemos ao Senhor, precisamos refletir sobre alguns pontos acerca desse hábito e estabelecer compromissos. Te convidamos, agora, a responder algumas perguntas relacionadas ao seu perfil como leitor. Pare, pense e tome notas sobre os seguintes tópicos:

Quais objetivos pretendo ter com a leitura?

Pense em qual(is) aprendizado(s) ou benefício(s) você quer adquirir com a leitura e o que você busca com o hábito de leitura (alguns exemplos são: ler para aprender mais sobre um assunto, para relaxar e se distrair, para estimular sua criatividade e imaginação, para entender e se aprofundar sobre questões que tem lidado ultimamente, entre outras).

Qual a frequência que quero (ou consigo) ter?

Pense e estabeleça um ritmo para a sua leitura que seja realista com as suas condições de tempo hoje, para que, assim, você consiga estabelecer um compromisso com as suas leituras e, de fato, ter frequência - já que a repetição é parte do processo de se adquirir um novo hábito.

Quanto tempo eu tenho?

Pense na sua rotina, nas suas tarefas e compromissos fixos semanais, e seja honesto sobre a quantidade de tempo que tem disponível para se dedicar à leitura. Juntamente ao ponto anterior, esse é um passo importante no caminho de se estabelecer um hábito de leitura. Uma dica: é sempre bom começar aos poucos, dedicando parcelas pequenas de tempo (30 minutos, por exemplo) e, conforme for avançando, se possível, aumentar o tempo de leitura. Mas aqui, lembre-se, mais importa a constância do que a velocidade!

Qual meu ritmo de leitura?

Pense em quantas páginas você consegue ler dentro do tempo que tem disponível. Sondar o próprio ritmo de leitura te ajudará a se conhecer melhor e perceber a sua forma de absorver e apreciar o conteúdo de um livro. Pode ser que alguns livros exijam mais de você do que outros. A intenção aqui é que você conheça o seu ritmo e descubra quanto tempo você costuma “morar” em cada página.

Fazendo um levantamento dos assuntos e temas para a leitura

Após pensar sobre o seu perfil como leitor, pensemos na leitura em si, isto é, naquilo que iremos ler. Para que um hábito de leitura seja consistente, devemos pensar na disciplina e no compromisso que teremos que estabelecer e, também, desfrutar daquele processo ao qual estamos nos submetendo. Portanto, esse é o momento para você sondar e fazer um levantamento dos assuntos, temas e tópicos do seu interesse e naquilo que você dedicará tempo lendo e meditando. Pense, reflita e tome notas sobre as perguntas a seguir:

  1. O que eu gosto?
  2. O que eu quero muito aprender ou me aprofundar?
  3. Quais são as minhas principais inquietações hoje?
  4. Será que eu tenho alguma dúvida ou falta de clareza a respeito de Deus?
  5. Qual a principal “dor” do mundo hoje?
  6. Com quais assuntos a sociedade, hoje, tem se preocupado e falado a respeito?

Diante da infinidade de temas e assuntos aos quais podemos nos dedicar, as perguntas acima têm a finalidade de te ajudar a fazer uma curadoria intencional dos assuntos do seu interesse e sondar aquilo que mais lhe toca atualmente, e, a partir disso, fazer um levantamento dos livros que irá ler nos próximos meses.

Porém, tenha em mente que as questões acima são pessoais e podem mudar ao longo do tempo. Por isso, é bom que você registre suas respostas e retorne a elas com alguma frequência, para, com isso, ir checando quais interesses permaneceram, quais mudaram e quais se acrescentaram conforme o tempo e, assim, fazer novos levantamentos e definições.

Que ao pensar e refletir sobre cada uma das seções de perguntas presentes neste texto, você possa definir as suas condições e ritmo de leitura, bem como a quais assuntos e temas irá se dedicar nos próximos meses. E assim, iniciar um hábito de leitura para a glória de Deus e para que sua alegria, durante esse processo, seja completa Nele! Considere, também, compartilhar esses aprendizados com outras pessoas e incentivá-las a iniciar um hábito de leitura!

Convidamos você a continuar conosco nessa jornada e, nas próximas postagens, aprender sobre Leitura Proposital, isto é, como ler bem! Ah, e se você curtiu este post, deixa um comentário aqui embaixo pra gente falando sobre como esse texto edificou você! Até breve 😊

Deixe um comentário

Por favor esteja ciente que comentários devem ser aprovados antes de serem publicados